<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17740096\x26blogName\x3dMurtog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://murtog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://murtog.blogspot.com/\x26vt\x3d-9075988469102890239', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Óbvio, mas nem tanto.

Uma empresa Brasileira - ainda existe gente inovando no Brasil, por mais incrível que pareça - chamado Obvio irá começar a vender nos EUA o seu modelo de carro. É um "smart minicar", ou seja, um carro pequeno voltado para facilitar o trânsito na cidade grande e que conta com várias comodidades dos famosos carrões. Ele será distribuído pela Chrysler e terá a primeira "remessa" de 50.000 carros.

Essa notícia me fez abrir um verdadeiro sorriso. Sério. Dá orgulho ver que algumas pessoas no nosso país ainda botam o cérebro para ferver em busca de soluções. Infelizmente esse é um caso isolado. O Brasil é o país com maior número de programadores Java, por exemplo, mas quantas ThoughtWorks, Suns, IBMs, temos aqui ? Empresas com essa criatividade, com essa expressão internacional, no setor de informática: nenhuma. Isso é frustrante.

O que falta ? Apoio do governo, claro. Investimento, claro também. São tantas as coisas faltosas que fica difícil listá-las. Mas uma coisa não nos falta: talento para fazermos o que quisermos fazer. O Brasileiro quando se dedica a fazer algo, obtém grande êxito. Vejamos o Futebol, onde somos imbatíveis. Então, como inverter esse ciclo e começarmos a nos destacar no setor da informática ?

Primeiro: Estudo. Estudar, estudar, estudar muito e sempre. Não é aquele decoreba do colégio. Esqueça-o. Você vai ter que se adiantar e prever o que será mainstream daqui a alguns anos. Um exemplo de provável-futuro-mainstream ? Ruby on Rails e Python. Com certeza.

Segundo: Investir. Arriscar. Ser capitalista mesmo. O capitalismo não é esse sistema malvado que alguns intelectuais pregam, muito pelo contrário. Temos que concorrer, gerar riqueza. Nossos jovens não devem querer um emprego público com estabilidade e ócio em excesso. Eles devem almejar um alto cargo executivo em que o salário dê para eles viajarem para fora do país todo ano. Não pense pequeno. Pensar pequeno é para cabeças pequenas.

Enfim, espero que essa empresa sirva de inspiração ( ou "semancol" ? ) para nós, do setor de informática, possamos refletir e pensar num modo de inovar e galgarmos mais degraus. Em tempo, essa é a fórmula do sucesso: inovar e suar. Foi por isso que o Google chegou lá, foi por isso que a Microsoft chegou lá, a IBM.....

Agora chega de escrever, vou trabalhar =)
« Home | Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

» Postar um comentário